O projeto Mulheres Doulas Articulando Vidas visitou Rio Grande do Norte para continuar desenvolvendo suas ações.

Em São Gonçalo do Amarante, as mulheres se encontraram para realizar o monitoramento das formações em Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, e em Doulas. Participaram onze pessoas, dentre elas, o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões; e o secretário de Assistencia Social, Antônio Dantas Neto. O secretário de Saúde expôs o contexto atual do município na área da saúde, na qual aumentou consideravelmente o número de equipes das unidades de atenção básica. Também manifestou sua disposição para as formações de profissionais aconteçam.

Por sua parte, no monitoramento, uma das mulheres manifestou que, a partir da formação em Direitos Sexuais e Reprodutivos, tem estado mais atenta a forma como sua filha e as amigas estão vivenciando a sexualidade, identificando algumas situações de vulnerabilidades que essas meninas enfrentam no campo da saúde sexual e reprodutiva. A partir desse contato, ela tem feito alguns momentos para repassar informações sobre essas questões.

Em Parnamirim aconteceu, durante os dias 26 e 27 de julho, o primeiro módulo da formação para mulheres sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, da qual participaram treze mulheres junto a equipe do CNMP, Vania Araujo e Francineide Raposo. A atividade foi realizada no Centro Pastoral da Cohabinal e trabalhou sobre questões de gênero e sociedade; as mulheres respoderam as perguntas: “como estou enquanto mulher? E o que a sociedade espera de mim como mulher?” Uma das mulheres questionou o papel outorgado socialmente à mulher: “A sociedade espera que eu não reclame, que faça”. Também foram trabalhadas a questões de preconceito e discriminação que as mulheres enfrentam no seu cotidiano.

O projeto Mulheres Doulas Articulando Vidas, desenvolvido pelo CNMP com apoio financeiro da União Europeia, tem como objetivo contribuir para a redução da morbidade e mortalidade materna em nove municípios do nordeste.

Boletim De Volta às Raízes

20080110125352

Notícias

 

//
Google Analytics Alternative