Com a presença das educadoras Renata de Miranda e Maiana Gomes do CNMP, foi realizado no dia 14 de abril o monitoramento em conjunto dos profissionais de saúde e doulas de Lagoa Grande, participantes das formações do projeto “Mulheres Doulas Articulando Vidas”. A atividade aconteceu na Câmara dos Vereadores dessa cidade.

A metodologia utilizada foi a roda de conversa. Começou com um aquecimento com movimentos da Yoga, em seguida todas se apresentaram e depois foram divididas em 4 grupos com os seguintes temas: Qual o meu papel na Humanização? Segundo os seguintes momentos: no pré-natal (grupo 1); no cenário do parto (2); no puerpério (3); na amamentação (4).

Após o trabalho em grupo, foram apresentadas propostas de intervenção em conjunto entre as doulas e profissionais de saúde para a Humanização nos serviços de saúde de Lagoa Grande. Segundo Renata de Miranda o momento “foi muito produtivo.”

Durante a tarde aconteceu uma reunião com a Secretaria de Saúde da Lagoa Grande e outros representantes da gestão, na qual foi discutida a parceria entre o Centro Nordestino e a secretaria de Saúde para cadastramento das doulas voluntárias com o objetivo de atuar no município, com ajuda de custo para transporte e alimentação. Também foi debatida a lei do acompanhante, a importância dele ser de livre escolha, independente do sexo.

O projeto “Mulheres Doulas Articulando Vidas” é desenvolvido pelo CNMP e conta o apoio financeiro da União Europeia. O objetivo é contribuir para a redução da mortalidade materna em seis municípios do sertão pernambucano e três da Região Metropolitana do Rio Grande do Norte (RN).

Boletim De Volta às Raízes

20080110125352

Notícias

 

//
Google Analytics Alternative