Mais de duzentas e trinta pessoas visitaram a exposição fotográfica “Alimentação em foco: caminhos, problemáticas e contradições” durante os três dias em que ficou exposta no Paulista North Way Shopping. Esse resultado foi fruto da dedicação e trabalho do Grupo de Segurança Alimentar e Nutricional de Paulista (GSANPA) e do Centro Nordestino de Medicina Popular que ousaram em colocar a mostra de fotos na praça de alimentação de um shopping. As contradições foram evidentes: enquanto no palco falávamos sobre alimentação saudável, uma família comia seus hamburguers com refri e batatas fritas na mesa do lado.

Durante a abertura acontecida na sexta-feira 15 de setembro, Diana Mores apresentou o trabalho do CNMP sobre Segurança Alimentar e Nutricional. O assessor de comercialização do Centro Sabiá, Davi Fantuzzi, ressaltou o ato político que significa se alimentar: um/a escolhe qual tipo de produção vai incentivar a partir da compra de alimentos nas feiras agroecológicas ou em grande cadeias de supermercados. Por último, o Dr. Celerino Carriconde fez um chamado a reflexão sobre como nos estamos alimentando e as possíveis doenças que uma má alimentação traz.

Durante a tarde do segundo dia foi realizada uma pequena peça de teatro sobre os benefícios de comer frutas e verduras. Também contamos com a presença e fala do agricultor de Paulista, Júlio Bento Rodrigues, integrante do GSANPA. Ele incentivou a criação de hortas em pequenos espaços domiciliários. O grupo se encarregou de inscrever as pessoas interessadas em participar de uma formação para aprender a fazer sua própria horta caseira.

Outra peça de teatro foi realizada no domingo, desta vez, pelo GSANPA. A mensagem foi sobre os benefícios da agricultura orgânica e familiar, frente aos problemas trazidos pela utilização de sementes transgênicas pelo agronegócio.

Foram três dias de informações, boas conversas, de perguntas e respostas sobre as possibilidades para uma melhor alimentação. Desmontamos a exposição com a sensação de dever cumprido, mas de muito trabalho ainda pela frente.

Boletim De Volta às Raízes

20080110125352

Notícias

 

//
Google Analytics Alternative