Nos dias 20 e 21 de setembro, aconteceu no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris locada na cidade de Triunfo, Sertão do Pajeú, o II Encontro Estadual de Sementes Crioulas: Partilhando Sementes e Conhecimento, que contou com a participação de organizações sociais ligadas a ASA Pernambuco, articulação a qual o CNMP integra, bem como agricultores e agricultoras familiares de 40 municípios do Estado de Pernambuco. Com o objetivo de dialogar sobre os desafios enfrentados nos últimos anos para sustentabilidade das sementes crioulas no Estado.

Também foram identificados os avanços e as possibilidades de cada território, visando à criação da Rede de Sementes em Pernambuco. De modo que, sejam fortalecidas as experiências já vivenciadas localmente como também, criando mecanismos para a ampliação de mais casas de sementes comunitárias, a fim de apoiar estratégias para a garantia da soberania alimentar e nutricional, que sejam livres de transgênicos, sementes híbridas, agrotóxicos , entre outros.

Aproximadamente 120 pessoas participaram deste rico encontro, de troca de saberes e experiências vividas em suas regiões, onde foi possível haver a troca de sementes na noite cultural, que foi regada a um forró pé de serra de um artista local.

Ao final do encontro, foi produzida a carta política para as sementes, que será disponibilizada nas páginas da ASA PE e das organizações que a compõe.

Texto: Edjane Araújo, educadora do CNMP

Foto: ASA/PE

Boletim De Volta às Raízes

20080110125352

Notícias

 

//
Google Analytics Alternative