Projeto JUVENTUDE E TRABALHO: PLATAFORMA PARA O FUTURO é mais uma iniciativa do Centro Nordestino de Medicina Popular – CNMP em contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da qualificação profissional de jovens oriundos de grupos comunitários e organizações sociais assessorados pela instituição na região.

Considerando o atual contexto que expõe a juventude às inúmeras vulnerabilidades provocadas pelas desigualdades sociais que culminam com exclusão do mundo do trabalho, especialmente os jovens e as mulheres, que historicamente enfrentam a dificuldade de acesso a educação formal e oportunidades de qualificação profissional que possibilite melhores condições de acessos a trabalhos mais dignos que respeite a sua cidadania.


Com o intuito de incidir sobre essa realidade, o CNMP elaborou o projeto JUVENTUDE E TRABALHO: PLATAFORMA PARA O FUTURO, que tem comoobjetivo geral “Contribuir para a inserção de 80 jovens no mundo de trabalho, na área da alimentação, por meio do programa de educação e qualificação profissional”. E por objetivos específicos: (1º) Capacitar 80 jovens nos cursos de qualificação profissional na área da alimentação; (2º) Promover a inserção dos/as jovens no mundo do trabalho por meio de parceria com empresas e comércio local; (3º). Promover a divulgação e os resultados do projeto.

As principais estratégias do projeto são: a) promover formação para a qualificação profissional dos/as jovens; b) sensibilização do comércio local para a inserção dos/as jovens; c) criar oportunidades de mão-de-obra qualificada para a rede de serviços locais; d) valorizar a compreensão da importância da alimentação saudável para a saúde e qualidade de vida das pessoas; e) ampliar a visão empreendedora dos/as jovens como alternativas de aumento da renda.


Resultados esperados com o desenvolvimento do projeto: i) 80 jovens (rural e urbano) formados, com certificação de conclusão reconhecida por entidade certificadora, preparados para atuar profissionalmente nas áreas de serviços de alimentação; (ii)30% dos participantes do projeto apresentam evolução de escolaridade; (iii) 20% dos/as jovens do incluídos no mundo do trabalho; (iv) 50% dos/as jovens com capacidade e possibilidade de exercer autonomamente uma profissão; e (v) divulgação dos resultados alcançados do projeto e da qualificação profissional dos/as jovens nos municípios.


O projeto será desenvolvido em três municípios do Rio Grande do Norte(Assú, Alto do Rodrigues e Guamaré), mobilizando 80 jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos. A maioria desse públicosão negros/as e pardos, em sua maioria mulheres, moradores/as das regiões periféricas destes municípios.


O PROJETO JUVENTUDE & TRABALHO: PLATAFORMA PARA O FUTURO é oriundo da seleção pública do programa Integração Petrobras Comunidade - IPC 2013 Nordeste, patrocinado pela Petrobras. 

Boletim De Volta às Raízes

20080110125352

Notícias

 

//
Google Analytics Alternative