Lenira presente!

O Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) presta sua homenagem a Lenira Carvalho, mulher que plantou, cultivou e fez florescer luta, coragem e resistência na vida de tantas mulheres em Pernambuco e no Brasil. Lenira nos deixou nesta quarta-feira (4).

No seu caminhar, ela abraçou uma das lutas mais difíceis em nossa sociedade: a das mulheres periféricas trabalhadoras domésticas – a maioria negras, como Lenira. Luta essa tão bem colocada em um dos seus primeiros textos publicados, com o título: “Só a gente que vive é que sabe: depoimento de uma doméstica”.

Mulher inteligente e corajosa, Lenira teve uma intensa militância. Foi fundadora da Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife e, depois, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Recife, do qual era presidenta de Honra. Ajudou a fundar a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e Confederação Latino- Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas (Colactraho).

Sua luta em defesa das mulheres contribuiu para fundação do Fórum de Mulheres de Pernambuco, do qual foi coordenadora. Ela também fez parte da Juventude Operária Católica (JOC).

Sigamos inspirados no legado de luta e resistência de Lenira, que em meio a tantos desafios nunca perdeu a firmeza, esperança e ternura.

LENIRA PRESENTE, HOJE E SEMPRE!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *