Representantes do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) participaram no início desta semana, em Serra Talhada (Sertão), da etapa estadual do IV Encontro Nacional de Agroecologia – ENA, que acontecerá de 31 de maio a três de junho, em Belo Horizonte (MG). O Encontro, cujo tema foi Agroecologia e Democracia, unindo Campo e Cidade, reuniu cerca de 200 pessoas entre agricultoras, agricultores, trabalhadoras, trabalhadores, jovens e representantes de comunidades tradicionais engajados com a agroecologia em Pernambuco.
O Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) participou das discussões sobre o eixo temático da agricultura na perspectiva do campo e da cidade. Segundo Edjane Araújo, educadora do projeto Caminhos para Alimentação Saudável, desenvolvido pelo CNMP, a experiência do Centro com a agricultura urbana foi uma importante contribuição ao tema em questão. ‘Discutimos como aproveitar pequenos espaços, o telhado verde, manejo e manipulação de plantas medicinais. E ressaltamos a importância desse trabalho na formação e fortalecimento dos grupos urbanos e rurais’, ressaltou Edjane, que vai assessorar a delegação do Estado que participará do ENA.
De acordo com Edjane, durante a discussão do tema foram apontados alguns desafios que hoje travam a evolução da agricultura no espaço urbano, como, por exemplo, não existir referência nenhuma ao tema nas diretrizes do Plano Diretor de uma cidade como o Recife. Outros assuntos também foram abordados dentro da temática, como a mercantilização da água, o acesso à terra e à moradia e matrizes energéticas.
A última etapa do encontro foi a escolha das delegados/os que irão representar Pernambuco no ENA. A escolha se deu atendendo aos critérios da organização do encontro nacional, sendo 70% das vagas destinadas a agricultores e agricultoras e 30% às juventudes e populações tradicionais. Desse total, 50% são mulheres.
A delegação será responsável pela estruturação de três instalações artístico pedagógicas que irão retratar três regiões do Estado: os sertões do Araripe e do Pajeu e a Mata Sul.