Apresentar em imagens, textos e vídeo todos os males provocados pelo uso e consumo de agrotóxicos. Esse é o objetivo da Exposição Fotográfica da Campanha Bora Viver Sem Veneno?, realizada pelo Centro Nordestino de Medicina Popular – CNMP, que estreou nesta segunda-feira (25), durante a primeira Conferência Municipal de Agricultura Familiar, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Chã Grande.
Em 29 imagens legendas e 10 painéis de textos, a exposição apresenta, de forma didática, os danos dos agrotóxicos para quem comercializa, utiliza e consome os alimentos com veneno.
As imagens foram produzidas nas regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do São Francisco. Há também um vídeo com depoimentos de agricultores e agricultoras que fizeram a transição para agricultura orgânica ou estão em processo de transição.
Celerino Carriconde, presidente do CNMP, e Diana Mores, coordenadora da nossa instituição, também fizeram palestra para os agricultores e demais pessoas sobre a importância de viver e se alimentar de forma saudável, sem a utilização e consumo de agrotóxicos.
A partir de agora, a Exposição, que integra o projeto Direitos e Desafios para uma Alimentação Saudável, do CNMP, deverá ser exibida em universidade, escolas, feiras e outros espaços públicos. A proposta é que um bom número de pessoas possam se conscientizar a partir do conteúdo apresentado nas imagens e textos.
A ação do Centro Nordestino tem o apoio de Misereor e parceria da Campanha Nacional Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.