Agricultoras e agricultores de Chã Grande, acompanhados pelo Centro Nordestino, participaram de atividade de intercâmbio na propriedade do agricultor José Rosa, assessorado pelo Centro Sábia, no município de Rio Formoso.
O objetivo do intercâmbio foi aprofundar os conhecimentos sobre a construção de SAF – Sistema Agroflorestal de uso e ocupação do solo em que árvores são plantadas ou manejadas em associação com culturas agrícolas ou forrageiras e preservação de nascentes. A ação fez parte do projeto Direitos e Desafios para uma Alimentação Saudável, desenvolvido pelo Centro Nordestino na zona da Mata, Região Metropolitana e no Recife, com o apoio de @misereor .
José Rosa, que é assessorado pelo Centro Sabiá, faz parte de um grupo de agricultores familiares que trabalha com agrofloresta na zona da Mata Sul. Ele tem uma bela história de luta e resistência na defesa do meio ambiente e contou toda sua experiência nessa atividade de intercâmbio. Durante a visita, o grupo conheceu de perto as melhores formas de se construir um SAF, que pode ser feito nos formatos de ilhas ou linhas.
Também foi observado o processo de recuperação das nascentes, com água suficiente para irrigar a propriedade, durante todo o dia. Seu Rosa decidiu proteger as nascentes e recuperá-las, pois não tinha água o suficiente na sua terra.
Os/as agricultores/as também trocaram experiências sobre comercialização, já que muitos vendem sua produção nas feiras agroecológicas locais. No período da tarde, foi a vez do grupo visitar as terras da agricultora Josilda, onde se viu a recuperação de nascentes e a importancia de se preservar o meio ambiente. E ainda a importancia de um SAF para produção de frutas, hortaliças, verduras, além da preservação das águas, do meio ambiente e a da vida.