Após 28 dias da realização das Oficinas de Produção de Hortas Orgânicas, lideranças dos grupos acompanhados pelo CNMP na Região Metropolitana voltaram, nesta segunda (28), à horta da instituição, em Olinda, para conferir de perto o resultado do aprendizado. A boa surpresa foi uma colheita generosa de rúcula, alface, coentro, mudas de tomate cereja, pimentão, plantas medicinais e hortaliças.
A ação faz parte do projeto de Segurança Alimentar e Nutricional realizado pelo Centro Nordestino de Medicina Popular com o apoio de Misereor, em municípios da RM e Agreste.
Segundo a coordenadora do projeto, Solô Paiva, o objetivo é estimular a produção de hortas urbanas e ações de multiplicação.De acordo com o técnico em agropecuária, Jakson Reis, as Oficinas trabalharam conhecimentos sobre o manejo agroecológico de forma simples, para que as pessoas possam produzir as suas próprias mudas, utilizando sementes que já têm em casa, como as do tomate e pimentão.
“Usamos a metodologia de Unidade de Teste e Demonstração (UTD) e o retorno foi bem satisfatório”, avalia Jakson. Os ensinamentos teóricos e práticos das Oficinas aconteceram na sede do CNMP, em Olinda, com todos os cuidados sanitários que a pandemia exige.
#alimentacaosaudavel #AgroecologiaÉVida #cnmp
Fotos: Jakson Reis