Em tempos de fome e insegurança alimentar e nutricional para um grande contingente da população brasileira, ensinar as pessoas como aproveitar integralmente os alimentos e ainda gerar renda a partir desse aprendizado têm sido alguns dos desafios do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) com o Grupo Amigos da Sopa, na comunidade de Dois Unidos, no Recife.
No sábado 27 de agosto, nem mesmo a chuva forte tirou o ânimo dos participantes, 14 mulheres – muitas com suas crianças- e um homem. A oficina teve com um dos focos centrais o aproveitamento integral da da banana em vários tipos de pratos, como bolo de banana e aveia e brigadeiro de banana. Os participantes ainda aprenderam a fazer caldinhos.
“Queremos que as pessoas se alimentem bem, não desperdicem e ainda possam gerar alguma renda”, afirmou Márcia Medeiros, educadora responsável pela oficina. Segundo Edjane Araújo, educadora do CNMP, todos os pratos da oficina foram feitos a partir alimentos adquiridos em feiras do bairro.
A oficina, realizada durante todo o dia, ofereceu aos participantes café da manhã, almoço e lanche da tarde, este último produzido com as receitas trabalhadas na oficina.
Imagens: Edjane Araújo