Levar conhecimentos, troca de saberes e mais saúde para população. Essa é a proposta dos grupos acompanhados pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), que estão participando da Expoagro Nordeste, até o dia 19 de dezembro, na Exposição de Animais do Cordeiro.
Com o apoio do Centro Nordestino, os agricultores e as agricultoras da comissão do Sítio Palmeiras, de Chã Grande, ocupam dois estandes no evento, oferecendo uma produção diversificada – das compotas de conserva, aos doces, pães, bolos, legumes, frutas, raízes, hortaliças, legumes e mudas de plantas ornamentais.
Outro grupo que participa da Expoagro é o Centro de Educação e Formação em Medicina Popular (Cefomp) com mais quatro grupos de Paulista. Em um estande, os integrantes do grupo estão comercializando xaropes, extratos, tinturas, essências, sabonetes, shampoos e plantas ornamentais.
A EXPERIÊNCIA- Para a agricultora Raminha, presidente da Associação dos Agricultores do Sítio Palmeiras, a Expoagro está sendo uma boa oportunidade para divulgar a produção dos agricultores que atuam na Associação. “O que eu puder fazer para levar os produtos da Associação para feiras, eventos e outros espaços, eu vou fazer. Por isso, estou aqui. A experiência está sendo muito positiva, estamos vendendo bem os nossos produtos, trocando ideias, fazendo amizades e negócios”, afirmou Raminha.
Para a enfermeira Eliane Josefa da Silva, voluntária do Cefomp há quase três anos, a experiência nesse evento está sendo gratificante. “Quero repassar tudo o que sei para outras pessoas, para minha comunidade. É muito importante uma ação como essa para mais as pessoas conheçam sobre as plantas medicinais, os seus produtos e benefícios. O movimento tem sido muito bom aqui no estande”, salientou Eliane.