O engajamento dos gestores da rede de saúde de Natal (RN) no Curso de Formação de Boas Práticas Assistenciais no Parto e Nascimento foi fundamental no bom resultado obtido nas intervenções ocorridas nos seus locais de trabalho. O Curso faz parte do projeto Mulheres Doulas: Articulando Vidas, do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP).
Mais de 20 profissionais, entre enfermeiros e médicos da rede de atenção básica e das três maternidades municipais, participaram do curso, que teve início em setembro de 2017. Segundo a enfermeira obstetra responsável pela formação, Clarissa de Leon, foram realizadas várias intervenções com os profissionais, como a criação e o fortalecimento das Rodas de Gestante nas unidades de saúde.
A partir delas, foram estabelecidas práticas como a verticalização do parto, o uso de cromoterapia e aromaterapia na sala do parto, o escalda pés e os métodos não farmacológicos de alívio da dor no parto. Clarissa ainda destaca como boas práticas assistenciais ocorridas na rede a implantação do pré-natal do parceiro.