A violência contra a mulher no Brasil tem aumentado em todos os tipos de crimes considerados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, estudo do Fórum, que compila dados fornecidos por secretarias estaduais e polícias, revela que houve alta de registros de todos os crimes quando se considera apenas as vítimas mulheres.
Diante desse quadro, levar informações às mulheres e traçar caminhos possíveis para o combate à violência têm sido uma importante estratégia desempenhada pelo projeto Caminhando Contra a Violência as Mulheres no Sertão do Araripe, realizado pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), com o apoio de Pão para o Mundo, em quatro municípios do Sertão.
Nos dias 28 e 29 de outubro foi realizada mais uma formação e roda de acolhimento sobre violência contra as mulheres, na Associação Rural do Sítio Palácio, no município de Granito. A atividade contou com a participação de 16 mulheres. Seguimos na luta até que todas sejam livres de todos os tipos de violência e opressão.