Agricultores de Agricultoras familiares da comunidade Sítio Palmeiras, município de Chã Grande, participaram, nesta segunda-feira (15), de reunião de sensibilização e mobilização para o desenvolvimento de atividades de reflorestamento e construção de barreiras para diminuir os efeitos dos agrotóxicos.
A inciativa, que aconteceu na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Palmeiras, é do projeto Direitos e Desafios para uma Alimentação Saudável, desenvolvido pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) naquela região e outras áreas do Estado, como o apoio de Misereor.
Além das famílias, participaram da reunião o secretário de Agricultura de Chã Grande, Joseildo Santos, o técnico do IPA, Gilberto Braga, sob a coordenação do assessor técnico do projeto, Jakson Reis.
Na ocasião, foi discutida a importância da educação ambiental na comunidade, como funciona o ciclo natural das águas e a importância da racionalização do seu uso, o planejamento das atividades de reflorestamento e construção de barreiras, considerando as condições locais e as plantas já utilizadas para esse tipo de ação na localidade.
De acordo com Jakson, os agricultores gostaram da proposta e aderiram ao projeto. O secretário de Agricultura e o técnico do IPA se comprometeram em colaborar com a iniciativa do CNMP.
Segundo Jakson, os próximos passos na localidade são: realização de oficinas de construção de viveiros e produção de mudas, assistência técnica e intercâmbios. Tudo isso será realizado após o período de restrição da quarentena decretada no Estado e respeitando as devidas medidas sanitárias de segurança para a pandemia.
#segurancaalimentar #segurancanutricional
#cnmp