O município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, recebeu a Virada Cultural na Rua do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), na última semana, com muitas manifestações culturais e falas das mulheres sobre os problemas emocionais e físicos que elas enfrentam por conta da violência.
O ato chamou a atenção para a PEC 164/12, conhecida como a PEC do Estuprador. A proposta acaba com a possibilidade de aborto legal no país e foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, no último dia 27 de novembro.
Nos cartazes da Virada em Ouricuri, frases em defesa das maiores vítimas da violência: crianças e adolescentes. A manifestação despertou o interesse de muitas pessoas que transitavam pelo Centro da cidade.
A iniciativa do Centro Nordestino já passou pelos municípios de Santa Filomena, Moreilândia, Granito e agora Ouricuri, todos no Sertão do Araripe. Esta ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre as diversas formas de violência contra as mulheres, que hoje tem números assustadores.
Segundo dados recentes divulgados pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), no Brasil, a cada 6 horas, é registrado um assassinato de mulher, sendo o feminicídio hoje em dia uma das principais causas de mortes femininas no país.
Este projeto de gênero focado no combate à violência contra a mulher, desenvolvido pelo CNMP no Sertão, tem o apoio de @brotfuerdiewelt e @misereor é a parceria do @mulheresjuremas