O Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), organização não governamental fundada em 1988. Nossa missão é promover e defender os direitos à saúde e à segurança alimentar nutricional sustentáveis, com ênfase na justiça socioambiental e na igualdade de gênero.
Por meio do trabalho com plantas medicinais, o CNMP vem disseminando, juntamente aos grupos comunitários e ao público em geral, o valor da medicina popular, buscando, com isso, difundir as concepções de saúde integral e contribuir para que a fitoterapia seja efetivada como política pública.
As relações de gênero é uma temática que perpassa todos os programas. O Centro Nordestino tem investido na educação sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de desenvolver experiências junto a grupos populares, de monitoramento de políticas públicas voltadas às mulheres. Também atua no combate à violência contra a mulher, com grupos de mulheres e jovens ligados a instituições do campo e da cidade.
O CNMP construiu sua identidade incentivando a promoção de sujeitos, sobretudo por meio do resgate da auto-estima, da construção de uma identidade coletiva e do engajamento nas lutas sociais pela conquista do direito humano à saúde e segurança alimentar nutricional sustentável.