SOBRE NÓS

O Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), organização não governamental fundada em 1988. Nossa missão é promover e defender os direitos à saúde e à segurança alimentar nutricional sustentáveis, com ênfase na justiça socioambiental e na igualdade de gênero.
Por meio do trabalho com plantas medicinais, o CNMP vem disseminando, juntamente aos grupos comunitários e ao público em geral, o valor da medicina popular, buscando, com isso, difundir as concepções de saúde integral e contribuir para que a fitoterapia seja efetivada como política pública.

 

Em sua trajetória, o CNMP apoiou a constituição de 21 farmácias e hortas comunitárias, e divulgou amplamente a medicina caseira. Em 1986, publicou o boletim “De Volta às Raízes”, que contém estudos sobre mais de 100 plantas medicinais brasileiras. O Centro Nordestino teve forte influência na aprovação da fitoterapia como política pública do SUS. No campo da educação nutricional, o CNMP se destaca pela formação de agentes multiplicadores das temáticas relativas à segurança alimentar e nutricional, bem como pela assessoria à implantação de empreendimentos solidários, com base na produção ou beneficiamento de alimentos.

As relações de gênero é uma temática que perpassa todos os programas. O Centro Nordestino tem investido na educação sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de desenvolver experiências junto a grupos populares, de monitoramento de políticas públicas voltadas às mulheres. Também atua no combate à violência contra a mulher, com grupos de mulheres e jovens ligados a instituições do campo e da cidade.

O CNMP construiu sua identidade incentivando a promoção de sujeitos, sobretudo por meio do resgate da auto-estima, da construção de uma identidade coletiva e do engajamento nas lutas sociais pela conquista do direito humano à saúde e segurança alimentar nutricional sustentável.

Nossa Diretoria

Celerino Carriconde

Presidente

Vládia Freitas Lima

Secretária

Nathanael Maranhão Valle

Tesoureiro

Inês Maria Tenório

Conselho Fiscal

Paulo Roberto de Albuquerque e Melo

Conselho Fiscal

Nossa equipe

Diana Mores

Coodenação Geral

Cláudia Xenofonte

Educadora

Edjane Araújo

Coordenadora Administrativa e Educadora

Edmilson Souza

Assistente Técnico

Eugênia Maria Gomes

Serviços Gerais

Jakson Reis

Gestor Ambiental e Técnico em Agropecuária

Kalinne Medeiros

Assessoria de Comunicação

Rafaela Silva

Administrativo

Solô Paiva

Educadora

Williames Wamberg da Silva

Administrativo

Vera Guedes

Educadora

CNMP--15-MapaAtuação--DESKTOP
Ativo 7
Tradução

DOAÇÃO

Doar é construir, entregar-se, lutar de mãos dadas por um mundo melhor,
mais humano e mais saudável, onde todas e todos possamos ser.

Banco Bradesco

AG. 1599-7

CC. 18907-3

CNPJ 24.060.964/0001-93