Reflorestamento de nascentes e cortinas verdes contra os agrotóxicos

Atividades de reflorestamento também fazem parte do projeto Direitos e Desafios para uma Alimentação Saudável, desenvolvido pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) em Chã Grande, no Agreste, nas comunidades de Frexeiras e Palmeiras.

O objetivo da ação é recuperar as nascentes existentes na comunidade e construir cortinas verdes que sirvam de barreiras de contenção contra os agrotóxicos.

Após as visitas técnicas para sensibilização das famílias agricultoras, o CNMP oficinas teóricas e práticas para viabilizar o plantio. Todo trabalho está sendo feito dentro dos parâmetros de cuidados da pandemia, com máscara, distanciamento necessário, ao ar livre e uso de álcool 70.

De acordo com Jakson Reis, gestor ambiental e técnico em agropecuária, serão distribuídas 3 mil mudas de 25 espécies de mata atlântica para o plantio nas nascentes. As mudas, adquiridas de agricultores familiares agroecológicos, são de ingá do brejo, cupiúba, ipês, embira vermelha, entre outras.

Para a produção das cortinas verdes, já começaram a ser distribuídas as estacas para reprodução das mudas de gliricídias, espécie forrageira de fácil propagação. Ao todo, serão 20 barreiras circundando as propriedades das famílias agricultoras.

#agriculturafamiliar #agroecologia #reflorestamento #CNMP

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *