VETO DE BOLSONARO À RECRIAÇÃO DO CONSEA

VETO DE BOLSONARO À RECRIAÇÃO DO CONSEA REAFIRMA QUE UMA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA OS BRASILEIROS NÃO É PRIORIDADE PARA SEU GOVERNO, QUE JÁ APROVOU A LIBERAÇÃO DE 169 TIPOS AGROTÓXICOS, LEVANDO VENENO DIRETAMENTE À SUA MESA.

Era cedo demais pra comemorar. Estamos vivendo numa ditadura.

CONSEA é o Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Ele era um órgão composto por dois terços da população (conselheiros voluntários) e um terço de representantes do governo e tinha por objetivo ser um espaço de controle social democrático para garantir à população intervir em políticas públicas ligadas à alimentação e nutrição como a alimentação escolar, o programa de alimentação do trabalhador, os rótulos dos alimentos, incentivos à agricultura familiar, regulação da publicidade de alimentos direcionada às crianças e redução dos agrotóxicos na nossa comida.

No primeiro dia de mandato o atual governo através de uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro extinguiu o CONSEA, o que foi considerado pelo Ministério Público Federal como inconstitucional, visto que o direito à alimentação adequada e saudável está previsto na constituição e garantido por uma Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que é assegurada pelo controle social que não ocorre sem o CONSEA.

Foram organizados banquetes em todo o país em mais de 20 cidades no dia 27/02/2019 em protesto a essa situação. Conseguimos com essa pressão popular que o congresso recriasse o CONSEA.
Agora Bolsonaro vetou a decisão do povo brasileiro e de seus representantes eleitos democraticamente.

Via @danieladufloth #FicaCONSEA #CONSEAresiste#ContraAFome #ContraExtincaodoConsea
#Banquetaço
#VoltaCONSEA
#DireitoDeComerDireito
#FomeDeDireitos
#ParticipaçãoPopularJá
#ComidaParaTodos
#BrasilSemFome
#AgroecologiaAlimentaoMundo
#SegurançaAlimentar
#ComidaBoaLimpaJustaSempre
#comidadeverdade

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *