Centro Nordestino leva práticas agroecológicas para famílias agricultoras de Chã Grande

Centro Nordestino leva práticas agroecológicas para famílias agricultoras de Chã Grande

Famílias agricultoras da comunidade de Palmeiras, em Chã Grande, participaram da oficina de Práticas Agroecológicas, que é parte integrante do projeto Direitos e Desafios para Alimentação Saudável, realizado pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) no município e em outras cidades da Região Metropolitana do Recife. A oficina aconteceu na Associação de Moradores da comunidade.

A maioria dos agricultores planta hortaliças e está no processo de transição da agricultura convencional para agroecologia. Na oficina, que foi dividida entre teoria e prática, eles aprenderam como fazer corretamente a adubação verde – com mudas de plantas como mucuna preta, feijão guandu e feijão-de-porco.

Também foram assessorados para trabalhar no seu roçado com as chamadas ‘plantas companheiras’, utilizadas no mesmo canteiro para o fortalecimento de culturas diferentes, mesmo com ciclos de vida específicos. Fazer a cobertura morta adequadamente também fez parte da oficina.

No local da oficina, foram plantadas mudas e sementes de coentro, alface, couve, pimentão, feijão-de-porco, feijão guandu, entre outras. As famílias também levaram mudas e sementes para os seus roçados, para reforçar as práticas e avançar no processo de transição para agroecologia. O projeto realizado pelo CNMP em Chã Grande conta com o apoio de Misereor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tradução

DOAÇÃO

Doar é construir, entregar-se, lutar de mãos dadas por um mundo melhor,
mais humano e mais saudável, onde todas e todos possamos ser.

Banco Bradesco

AG. 1599-7

CC. 18907-3

CNPJ 24.060.964/0001-93