CNMP forma lideranças sobre consumo consciente sem desperdícios

O projeto Caminhos para uma Alimentação Saudável realizou o IV Módulo de Formação para Lideranças Multiplicadoras em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, reunindo cerca de 30 pessoas de vários municípios do Estado, esta semana, em Olinda. A iniciativa é do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) e tem e o apoio da Misereor. O primeiro dia de atividades contou com uma Roda de Contexto sobre o processo eleitoral vivenciado no país e o atual momento político, econômico e social.
Em seguida, as lideranças participaram de atividade para resgatar o ensino-aprendizagem dos módulos anteriores e apresentaram suas experiências, destacando os avanços e desafios. O segundo momento do dia foi dedicado a uma oficina sobre Consumo e Desperdício com a coordenadora geral do CNMP, Diana Mores. No segundo dia de atividades do último módulo de formação do projeto, as lideranças participaram de uma dinâmica de integração, com oficina de culinária sobre Consumo Consciente: uso integral dos alimentos e PANKs.
A oficina foi ministrada pela gastrônoma e técnica em agroecologia, Nathália Mesquita. Ainda neste dia, houve um jantar de confraternização e noite cultural. No terceiro e último dia do IV Módulo de Formação as lideranças participaram do Intercâmbio Saúde, Sabores e Saberes, que aconteceu na Chiviteria Padaria Integral Sustentável, no Varadouro, em Olinda. A atividade foi conduzida pela proprietária da Padaria, conhecida por Chivi, que apresentou às lideranças sua experiência de transição de agricultora agroecológica do campo, durante 15 anos, de agricultura urbana.
Hoje, ela maneja um pequeno espaço de menos de 20 metros quadrados, no quintal da Padaria, onde planta banana, batata doce, cacau, hortaliças e tem criação de galinha. Chivi ainda conversou com as lideranças sobre o conceito de permacultura urbana.
Ao final do módulo, as lideranças foram convidadas a participar de um almoço, sorteio de brindes e receberam os seus certificados. Para a coordenadora do projeto Caminhos para uma Alimentação Saudável, Edjane Araújo, as lideranças apresentaram um significativo avanço no processo de troca de saberes, voltado para o consumo consciente, vida longa, saudável e sem desperdício.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *