Uma experiência de Saf em Chã Grande

Uma experiência de Saf em Chã Grande

A propriedade do agricultor Joseildo, em Chã Grande, foi o espaço de grande experiência na troca de saberes dos grupos acompanhados pelo projeto Diretos e Desafios para uma Alimentação Saudável, realizado pelo Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), com o apoio de Misereor.

No local, todas e todos se envolveram para montar um Sistema Afrolorestal (SAF). Segundo o técnico agrícola Jackson Reis, no SAF são plantadas diversas culturas em só lugar, que pode um pedaço de terra bem pequeno, e sem a utilização de agrotóxicos.

A primeira etapa do trabalho foi repassar alguns ensinamentos sobre o Sistema Agroflorestal, já que muitos agricultores do grupo estão em processo de transição da agricultura convencional para agroecologia. Em seguida, foi feito um planejamento das atividades.

Apesar de muita chuva neste dia, 25 de abril, ninguém arredou o pé da atividade. Foram plantadas mudas e sementes de várias culturas, como abacaxi, banana prata, feijão, fava, milho, abacate, alface, coentro, couve, sementes de feijão guandu, seringueira, café, entre outras espécies, que somaram 25 tipos trabalhados.

Ao final, todos fizeram uma avaliação da experiência. Na primeira semana de junho, o CNMP fará um retorno ao local para avaliar os resultados e corrigir o que for necessário, para retornar após três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tradução

DOAÇÃO

Doar é construir, entregar-se, lutar de mãos dadas por um mundo melhor,
mais humano e mais saudável, onde todas e todos possamos ser.

Banco Bradesco

AG. 1599-7

CC. 18907-3

CNPJ 24.060.964/0001-93